Nesta semana retomaremos a análise do livro "AULA NOTA 10".
Orientações para a postagem:
Cada professor deverá analisar uma técnica do livro e fazer uma resenha explicando como funciona a técnica escolhida.
A postagem deve começar pela indicação de qual foi a técnica escolhida, "Técnica nº ... .
A ordem de postagem e técnica escolhida deverá seguir a ordem numérica das técnicas. Exemplo: a primeira postagem, técnica 01, a segunda postagem, técnica 02 e assim sucessivamente.
Portanto o Professor deverá visualizar as técnicas já postadas para saber qual deverá fazer.
Obrigado e boa semana a todos.
"Aula nota 10" parte 01
Técnica nº 1 - SEM ESCAPATÓRIA-Uma sequência que começa com um aluno incapaz de responder a urna
ResponderExcluirpergunta deve terminar, sempre que possível, com esse aluno respondendo
a pergunta.
Essa técnica consiste em fazermos uma pergunta para o aluno João.Ele pode não saber a resposta ou não querer responder.Caso ele não responda dirigimos a pergunta ao aluno José que se responder corretamente,voltamos a fazer a mesma pergunta a João para que ele responda corretamente e o elogiamos.Não tem escapatória,fazemos o aluno responder corretamente.Podemos trabalhar também no coletivo com a classe,fazendo perguntas para que alguém responda e monitorando o aprendizado da classe.
ResponderExcluirTécnica 2 " Certo é Certo"
ResponderExcluirQuando a resposta certa é apenas o começo é não o fim. Nesta técnica o autor nos mostra de maneira bem clara , que devemos sempre obedecer a um conjunto de normas afim de reconhecer o real valor das respostas verdadeira e totalmente corretas. Na verdade ele tenta transmitir a ideia que , como agentes transformadores e mediadores do conhecimento, devemos incentivar os alunos a buscar a excelência e exatidão em suas respostas, reconhecendo sua tentativa e os incentivando a buscar sempre melhorar e buscar o real significado, exato, simples para seu entendimento , mas sem contudo deixar de usar o vocabulário técnico , quando das respostas.
Nesta técnica também é importante ressaltar o papel do professor na busca da qualidade total, não deixando que os alunos se " acostumem" com o mínimo, mas sim , incentivando-os a buscar a completude da resposta, e de preferência sempre utilizando-se de vocabulário técnico. Vocabulário, que também deve fazer parte do cotidiano do professor.
Técnica 3 - Puxe mais
ResponderExcluirEsta técnica enfatiza que a sequência do aprendizado não acaba com a resposta certa. Muito pelo contrário, por meio das respostas certas o docente deve organizar outras perguntas fazendo com que o aluno se sinta cada vez mais seguro ao perceber que a linha de pensamento dele se confirma a cada resposta dada. Esta técnica é especialmente importante para trabalhar com alunos que têm ritmos diferentes de aprendizagem.
Técnica 4 - Boa Expressão
ResponderExcluirFala sobre usar a boa expressão para preparar os alunos para o sucesso, com sentenças completas e boa gramática.Não necessariamente o aluno necessita falar na norma culta, mas usar a linguagem da oportunidade -fazer o uso tradicional dela e de suas regras, mesmo que isso se limite à escola e fazer disso uma preparação para o mercado de trabalho que é tão competitivo.O autor mostra dois métodos de correção para o professor se utilizar, corrigindo-os sem precisar julgá-los.
Técnica 5 - Sem Desculpas.
ResponderExcluirEsta técnica afirma que não existe conteúdo chato nas mãos de um docente talentoso, tornando-o acessível e aceitável, e ao mesmo tempo estimulando os alunos à participação e compreensão desse trabalho, supostamente chato,e não usando a condição socioeconômica deles como *Desculpas*, está técnica cumprirá seu papel de acordo com o autor.
Técnica 6 – Comece pelo Fim
ResponderExcluirSempre tendo as aulas muito bem planejadas e tendo definido os seus objetivos; a “nova” aula deve começar com a retomada/revisão do conteúdo visto na aula anterior. Assim, haverá um refinamento e aperfeiçoamento dos objetivos previsto para a aula.
Todo esse procedimento deve ocorrer da melhor maneira possível e sua avaliação deverá também ser feita
Técnica 7- “Quatro Critérios” – Determinação de objetivos úteis e eficazes com base em viabilidade, mensurabilidade, possibilidade de guiar as atividades e na priorização do que é mais importante para a aprendizagem. Você tem mais chance de sucesso se construir uma série de objetivos diários e intermediários, estabelecendo metas realistas para cada dia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirTécnica nº08 Deixe Claro
ResponderExcluirO professor que deixa claro e de forma simples em quadro negro o tema central da alua do dia, quais pontos poderão ser trabalhados, quais os objetivos a serem alcançados pelo aluno naquela aula, tendo como foco o tema que já foi exposto em quadro negro no início da aula
Técnica 9 " O caminho mais curto "
ResponderExcluirA situação de aprendizagem estruturada pelo professor deve ser organizada, criativa e com a participação dos alunos. Atividades planejadas para melhor atingir o objetivo proposto. Porém o professor deve escolher o caminho mais curto para melhor atingi-las fazendo as adequações necessárias e descartando critérios que não estão dando certo.
Técnica 8: Deixe claro
ResponderExcluirEscrever no quadro negro, todos os dias, de forma simples, o OBJETIVO da aula que você está ministrando é necessário para que os alunos e qualquer colega ou gestor que chegue a mesma possa identificar seu propósito naquele momento da aprendizagem, assim o aluno poderá avaliar se sua aula foi boa ou não; dependendo da aproximação ou não de seu objetivo alcançado.
Técnica nº 8 - Deixe Claro
ResponderExcluirUsar linguagem simples para que todos entendam o objetivo da aula e pedir para os alunos escrevam o objetivo da aula no caderno.
Técnica 10 - Planeje em dobro - Planejar uma aula significa se organizar para cada etapa. Você tem um tempo pré-determinado e ele deve ser usado de maneira proveitosa na aprendizagem, sem que haja espaço para que o aluno
ResponderExcluirfique ocioso e, sim, engajados e de forma produtiva.
Técnica 11: Faça o mapa
ResponderExcluirEsta técnica significa incluir o planejamento do espaço físico no seu plano de aula.
Independentemente do mapa que você use, onde colocar as carteiras é tão importante quanto determinar os "corredores" e as "fileiras".