segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Semana de 12 à 19 de Agosto
Nesta semana continuaremos analisando o livro "AULA NOTA 10".
Orientações para a postagem:
Partiremos da técnica Nº 12 que foi a ultima analisada.
Cada professor deverá analisar uma técnica do livro e fazer uma resenha explicando como funciona a técnica escolhida.
A postagem deve começar pela indicação de qual foi a técnica escolhida, "Técnica nº ... .
A ordem de postagem e técnica escolhida deverá seguir a ordem numérica das técnicas. Exemplo: a primeira postagem, técnica 01, a segunda postagem, técnica 02 e assim sucessivamente.
Portanto o Professor deverá visualizar as técnicas já postadas para saber qual deverá fazer.
Obrigado e boa semana a todos.

10 comentários:

  1. Técnica nº 13 -Dê nome às etapas
    Fala sobre dividir habilidades complexas em tarefas menores,construindo assim o conhecimento de forma sistemática,dando a cada etapa um nome para ser lembrada. É um processo,uma progressão consistente.Componentes-chaves(ou subtécnicas): identificar as etapas;etapas que "pegam"(nomes fáceis de gravar);devagar e sempre;usar duas escadarias(duas formas de como encontrar soluções). Colocar essas etapas em lugar visível na sala de aula para serem lembradas na ordem ao utilizá-las.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. TÉCNICA 14: QUADRO = PINCEL
    Devemos ensinar os alunos a tomar nota corretamente e conservar um registro do próprio conhecimento. Dando exemplos de nossas anotações no quadro e mostrando para eles que apenas escrevemos os pontos importantes na explicação de um conteúdo. Após feito isso pedimos para que eles mesmos façam o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Técnica 15 - circulando
    Tal técnica consiste em o educador deixar claro, mesmo que de forma sutil que o espaço em sala de aula pertence a ele, e que devemos transpor as barreiras que muitos alunos nos impõe, no qual ficamos limitados apenas ao quadro negro e nossas mesas, assim tal técnica afirma que devemos circular em sala não apenas quando ocorre um problema, mas sim também em situações simples para acompanhar o desempenho dos educandos que estão a uma distancia física maior para que assim haja uma maior proximidade entre professor e aluno.

    ResponderExcluir
  6. Essa é técnica de como o professor deve reagir a uma resposta errada do aluno. Ela diz que devemos intervir retomando o conteúdo e dividindo-o em partes menores e mais acessíveis, usando situações rotineiras da aula com dicas e estratégias para se chegar ao objetivo ou seja a resposta correta, buscando então nos conhecimentos dos alunos, através da participação a resposta correta.

    ResponderExcluir
  7. Técnica 17 - Proporção:
    Essa técnica é muito usada em sala, pois estimulando os alunos ao trabalho focado, os mesmos não ficaram dispersos.Esse trabalho cognitivo, questionando sempre,fará com que os demais interagem com o docente e fiquem atentos ao trabalho proposto, tornando-o produtivo.
    fará com que

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Técnica 18 “Entendeu?” - Conferir a compreensão que os alunos estão tendo durante a aula e, a partir desses dados, intervir imediatamente. Nunca deixar para depois ou esperar que os erros aconteçam para depois tentar uma ação corretiva. Há várias maneiras de intervir a partir de dados:
      -Ensine de novo, usando uma abordagem diferente;
      -Ensine de novo, identificando a etapa problemática;
      -Ensine de novo, identificando e explicando os termos difíceis;
      -Ensine de novo em um ritmo mais lento;
      -Ensine de novo, identificando os alunos mais preocupantes;
      -Ensine de novo com outra ordem.
      Quanto mais curta a distância entre o reconhecimento de uma falha na compreensão do aluno e a intervenção para consertar, mais provável será a eficiência da intervenção.

      Excluir
  8. Técnica 19- Mais uma vez
    Está técnica enfatiza a importância de repetirmos o conteúdo. Utilizar métodos diferentes e intervenções eficientes na aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir